Gerenciamento de Resíduos

Acondicionamento


A Coletare Ambiental disponibiliza de diversos tipos de embalagens para auxiliar seus clientes em seus acondicionamentos de resíduos, otimizando o processo de recolhimento. O acondicionamento consiste na preparação dos resíduos sólidos e liquidos para a coleta de forma sanitariamente adequada, compatível com o tipo e a quantidade de resíduos.

CADRI


CADRI – Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental

Documento que aprova o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final, licenciados ou autorizados pela CETESB. O CADRI é obrigatório para todos os tipos de resíduos de interesse.

Os resíduos de interesse são:

  • Resíduos industriais perigosos (classe I, segundo a Norma NBR 10004, da ABNT) entre outros.

CADRI coletivo - Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental Coletivo

CADRI Coletivo é o documento que aprova a destinação de resíduos de interesse ambiental gerados em pequenas quantidades por diferentes geradores (comerciais e prestadores de serviços) com a mesma tipologia de atividade e/ou por geradores (comerciais e prestadores de serviços) com tipologia de atividade diferentes, mas que geram a mesma tipologia de resíduos e coletados por uma empresa de coleta e transporte de resíduos. Exemplos: resíduos de posto de combustível, clínica veterinária e clínica odontológica. O CADRI Coletivo poderá ser emitido, também, em casos específicos de Resíduos Sólidos Industriais – RSI, desde que sejam atendidas simultaneamente as seguintes condicionantes:

  • Resíduos industriais perigosos (classe I, segundo a Norma NBR 10004, da ABNT) entre outros.
  • Sejam resíduos de mesma tipologia;
  • Sejam resíduos gerados em pequenas quantidades (geração diária de até 20 kg, ou seja, no máximo 7,3 t/ano por gerador de RSI).

Caracterização


A classificação de resíduos sólidos envolve a identificação do processo ou atividade que lhes deu origem, de seus constituintes e características, e a comparação destes parâmetros com listagens de resíduos e substâncias cujo impacto à saúde e ao meio ambiente é conhecido


A identificação dos constituintes a serem avaliados na caracterização do resíduo deve ser estabelecida de acordo com as matérias primas, os insumos e o processo que lhe deu origem


O gerador de resíduos pode demonstrar por meio de laudo de classificação que seu resíduo em particular apresenta ou não nenhuma das características de periculosidade especificadas na norma.

Coleta e Tratamento


A Coletare Ambiental realiza o serviço detransporte e coleta de resíduos perigosos – Classe I e não perigosos – Classe II. O processo é feito com total segurança em qualquer ramo industrial, comercial ou de serviço de saúde. Os resíduos sólidos, liquidos ou pastosos são retirados por profissionais de maneira segura e eficiente. Através de parceiras, disponibilizamos das mais diversas alternativas de disposição final. Vide abaixo:


  • INCINERAÇÃO
  • CO-PROCESSAMENTO
  • ATERRO
  • MANUFATURA REVERSA
  • RECICLAGEM
  • COMPOSTAGEM
  • ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES